26 de novembro de 2012

Dicas de Brincadeiras

Desenhe o que o Mestre Mandar
Uma pessoa desenha algo bem simples mas os outros não podem ver. Então essa pessoa vai dar instruções para que os outros tentem desenhar a mesma coisa. Por exemplo, as instruções para uma casa poderiam ser, “Comece desenhando um quadrado no centro da página, agora desenhe um triangulo em cima desse quadrado…” Olhe os desenhos prontos e veja se alguém chegou perto do que você descreveu. Ideal para… Mostrar às crianças como suas ações e instruções são interpretadas pelos outros. Também, essa brincadeira infantil, dá a elas a sensação de controle.

Materiais: Papel, lápis ou caneta.


Desenhando com o Pé
Coloque um pedaço de papel no chão e sente em uma cadeira de frente para ele. Segure o papel com um pé e, com o outro, pegue um lápis ou caneta, segurando entre o dedão e o dedo indicador. Veja se você consegue desenhar com o pé. Dá pra saber o que é o seu desenho? Agora tente escrever o seu nome. Ideal para… Desafiar a coordenação motora, mesmo das crianças mais velhas. Além de fazer as crianças sentirem como é ser uma pessoa com menos habilidade.
Materiais: Papel, lápis ou caneta.

Escrever nas Costas
Essa brincadeira, você tem que imaginar que o seu dedo é um pedaço de giz e as costas do seu amigo são a lousa. Use o dedo para fazer um desenho, ou escrever uma palavra, no seu amigo e ele tem que adivinhar o que é. Agora inverta, você é a lousa e o seu amigo o giz.Ideal para… Trabalhar a comunicação não-verbal.

Cabeça de Um Corpo do Outro
Primeiramente, encontre fotos antigas ou de revistas que você possa recortar. Em seguida, corte cuidadosamente a cabeça de uma pessoa e cole em um pedaço de papel. Agora desenhe um corpo bem maluco embaixo da cabeça, assim crie uma pessoa totalmente diferente. Você também pode recortar os corpos de pessoas famosas e fazer combinações com as cabeças recortadas das fotos. Ideal para… Desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
Materiais: Fotos e revistas velhas, cola ou fita adesiva, papel, lápis ou caneta.

 Desenho de Macarrão e Sementes
Faça um desenho fingindo que o macarrão e as sementes são a sua tinta. Experimente formatos diferentes antes de colar tudo. Para fazer um quadro ainda mais colorido, pinte os pedaços de macarrão com tinta ou canetinha antes de colá-los. Você também pode misturar sementes coloridas. Ideal para… Estimular o desenvolvimento, a criatividade e a imaginação.

Materiais:
Cartolina, tipos diferentes de macarrão e sementes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário