8 de fevereiro de 2014

Histórias em Quadrinhos: Turma da Mônica.


1. SÉRIE E ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Ano de aplicação: 3º Ano do Ensino Fundamental

2. SELEÇÃO DO TEMA

Conversar com a turma sobre o conhecimento de histórias em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.
A seleção foi realizada de forma dialética com a turma elencando histórias já conhecidas pelos alunos.

3. CONTEÚDOS TRABALHADOS

Língua Portuguesa: leitura e interpretação, tipologia textual, produção textual, formação de palavras, sinônimos, escrita correta: uso do dicionário. Etapas para criação de uma história em Quadrinhos: personagens, balões, cenários, onomatopéias, recordatórios e quadros.
Mundo Físico e Natural: hábitos de higiene corporal e bucal.
Matemática: fazer contagem, seleção, classificação e interpretação matemática através do gráfico dos personagens principais da história em quadrinhos.
Ensino Religioso: reflexão sobre boas maneiras acompanhada de mudança comportamental dos alunos.
Ensino da Arte: desenvolvimento de linguagem artística através confecção de fantoche, desenho artístico em forma de história em quadrinho.
Psicomotricidade: trabalho com motricidade fina ao trabalhar com os fantoches, coordenação motora ao trabalhar com o mouse.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

De que forma o uso das histórias em quadrinhos podem contribuir mais e melhor na construção do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino Fundamental?
Como a linguagem apresentada nas histórias em quadrinhos podem contribuir para uma melhor compreensão da leitura?

5. OBJETIVOS

O presente projeto objetiva colaborar com o trabalho dos professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como aquisição de novos conhecimentos.
Apresentar ao aluno outro tipo de linguagem, as histórias em quadrinhos, levando-os a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
Construir uma história em quadrinhos a partir dos estudos anteriores no software demonstrativo Quadrinhos da Turma da Mônica ou na ferramenta HagáQuê.
Montar uma história em quadrinhos.

6. JUSTIFICATIVA
As escolas precisam resgatar a prática da leitura, especialmente no Ensino Fundamental, por ser nessa faixa etária que a criança aprende a gostar de ler ou não. Precisa-se desenvolver uma prática de leitura prazerosa, sem cobranças de entendimento dos textos através de avaliações cansativas.
Aprende-se a ler lendo, não reproduzindo inúmeras vezes palavras ou frases, e menos ainda através de cópias longas e exaustivas. Por isso a escola deveria, propiciar às crianças o manuseio de livros em sala de aula para desenvolver os aspectos sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura, de uma forma racional e dinâmica.
É importante que o aluno seja valorizado como pessoa e tratado de modo personalizado. A ele deve ser proporcionado oportunidades de experimentar, pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras e aprender através do erro. O conhecimento não é pronto e por isso a aprendizagem é construída constantemente.
O professor não é detentor do saber e sim um motivador, orientador e viabilizador do processo ensino-aprendizagem, provocador de situações problemáticas a serem resolvidas e regulador de conflito. É necessário que ele faça uso de procedimentos democráticos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno, aproveitando os conhecimentos que o aluno tem, servindo-se deles para desencadear novas aprendizagens. O professor pode ser um investigador, pesquisador, um desafiador, um questionador, um crítico e um estimulador criativo, dinâmico procurando avaliar sua prática pedagógica e de seus resultados.
Segundo Fonte:

As Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios.

As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são conhecidas pelo público infantil e podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas e conteúdos. Como os personagens também são crianças, espera-se que as crianças se identifiquem com algum deles.


7. MATERIAIS/RECURSOS DISPONÍVEIS/MÍDIA UTILIZADA

“Histórico de Mauricio de Souza”, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Filme da “Turma da Mônica em: Boas Maneiras”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8.
Cartazes da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/institut/cartazes/welcome.htm.
História em quadrinhos “Turma da Mônica e a saúde bucal”. Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/s-bucal/pag1.htm
Creme dental e escova de dente.
Material para confecção de cartazes (cartolina ou papel pardo, pincel atômico, etc.).
Jogos da turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm

Passatempos da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Computador com acesso à Internet.
Software HagáQuê, disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
Software Quadrinhos da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/software/download/quadrinh/qtmdemo.zip
Projetor multimídia.
Gibis.
Material escolar de uso diário: lápis, caderno, borracha, folhas, etc.

8. AVALIAÇÃO

Retomar os objetivos propostos, o interesse e a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.
O professor deve avaliar a produção da história em quadrinhos, observando os seguintes aspectos:
·         Apresenta as características das histórias em quadrinhos?
·         O tema abordado está claro?
·         As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
·         Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Os alunos devem retomar suas anotações iniciais e refletir sobre o que aprenderam com o trabalho, tanto em relação ao uso dos softwares quanto à estrutura da história em quadrinhos, comparando com o que sabiam antes. O professor deve também rever as anotações iniciais e fazer um momento de diálogo com os alunos, pontuando juntos as aprendizagens da turma.

9. REFERÊNCIAS

BRASIL, Karla. Projeto história em quadrinhos (HQ) Turma da Mônica! 2009. Disponível em: http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/01/introduo-as-histrias-em-quadrinho-da.html. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

CARLI, Andréa De. Utilizando Histórias em Quadrinhos. 2008. Disponível em: http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

CRIPPA, Maria Isabel. Projeto história em quadrinhos na sala de aula. 2007.Disponível em: http://blogakii.blogspot.com/2007/08/histrias-em-quadrinhos.html.  Acesso em: 08 de Maio de 2011.

FONTE, Paty. Histórias em quadrinhos. Disponível em: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/quadrinhos.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.


PORTAL DA TURMA DA MÔNICA. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário